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Jasmini

Como emagrecer: mitos e verdades sobre perder peso por tatiana.barros em 29 de
junho de 2017
Num país como o nosso, em que cresce gradativamente o número de obesos ou pessoas
com sobrepeso, a briga com a balança se tornou um clássico. Nessa luta, tem de
crianças a idosos, a maioria bem preocupada com os problemas de saúde decorrentes
dos quilos a mais. Para ganhar a batalha, no entanto, é preciso ficar atento
para não ser ludibriado por dietas que prometem milagres nem seguir comportamentos
que podem fazer mal a longo prazo. Mas, de fato, há dicas bem simples que podem
colaborar nesse processo de emagrecimento. Como emagrecer: mitos e verdades Saiba
o que é real e o que é apenas lenda popular nos tão conhecidos conselhos para
perder peso rápido
1. Deixar de jantar é uma forma saudável de emagrecer?
Mito. É importante fazer pequenas refeições durante todo dia, de três em três
horas, para manter o metabolismo acelerado, o que faz com que ocorra uma maior
queima de calorias. Por isso, não é indicado pular refeições, incluindo o jantar.
O cuidado, nesse caso, tem de ser com o tipo de alimento ingerido. LEIA MAIS
4 dicas para um jantar saudável e ceia
2. Óleo de coco emagrece? Verdade. Embora seja um alimento rico em gorduras,
elas são facilmente transformadas em energia pelo organismo. Esse é um óleo que
prolonga a sensação de saciedade e auxilia no controle da fome. Para isso, o
indicado é consumir cerca de 2 colheres de sopa de óleo de coco por dia. Mas
a estratégia só tem resultado se for acompanhada de uma dieta equilibrada e da
prática regular de uma atividade física. Do contrário, o efeito poderá ser justamente
o ganho de peso. É importante também usar a versão extra virgem, mais rapidamente
absorvida.
3. Berinjela emagrece?
Além de extremamente nutritiva, a berinjela ajuda na eliminação da gordura. Por
ser fonte de fibras, ela ainda auxilia no bom funcionamento do intestino. </font>
<font size="4" face="tahoma">Quando
a ideia é perder peso, uma boa forma de usar o legume é preparar a água de berinjela.
Para isso, descasque e corte o legume em cubos e deixe de molho em água durante
a noite toda. Pela manhã, bata tudo no liquidificador, coe e beba ao longo do
dia. Mas atenção: de forma alguma essa deve ser base da sua dieta, mas um complemento
a um cardápio variado de nutrientes.
4. Fazer jejum intermitente emagrece? É claro que ficar sem comer por 18 ou até 24
horas seguidas faz perder peso. O problema disso é que os quilos a menos não
compensam os problemas de saúde que podem vir no pacote. E mais: Quando uma pessoa
faz jejum, o corpo passa a utilizar os próprios substratos energéticos, como
a gordura estocada no tecido adiposo, a glicose produzida no fígado, e o glicogênio
muscular. Daí, quando volta a se alimentar normalmente, o organismo estoca mais
gordura. O resultado disso é o chamado efeito sanfona.
LEIA MAIS
5 razões para não fazer jejum intermitente
5. Consumir líquidos durante as refeições engorda?

 

Mito. Porém, quando ingerido em excesso, o resultado é um estômago dilatado e
dificuldade na digestão. Com isso, a sensação de saciedade é reduzida, o que
leva a comer mais.
Para quem não resiste a beber algo durante a refeição, o indicado é penas um copo da bebida. 6. Beber água morna em jejum ajuda a emagrecer? A medicina oriental prega que a água morna antes das refeições ajuda na digestão e a eliminar toxinas do organismo, o que evita inflamações. E como se sabe, quanto mais inflamado o nosso corpo estiver, mais gordura ele acumula. Por isso, é recomendado o consumo de água ao acordar. Mas é claro que a água morna só irá colaborar para a perda de peso se acompanhada de uma dieta dica em alimentos saudáveis. LEIA MAIS Hidrate-se: Os benefícios de beber água 7. Limão em jejum emagrece? Verdade. O limão é um antioxidante natural, equilibra o PH e tem função diurética. Além disso, a bebida limpa o intestino e ajuda a eliminar o excesso de gordura. Para isso, a melhor forma de consumir é: ao acordar, espremer meio limão em um copo de água morna e beber logo em seguida, sem adicionar açúcar. 8. Sauna emagrece? Mito. O que acontece quando a pessoa fica durante um tempo na sauna é que o corpo elimina água por meio do suor. Isso faz com que aconteça uma perda de peso momentânea. No entanto, ao se reidratar, o peso volta ao normal. 9. Quinoa emagrece? Verdade. A grande quantidade de fibras presente na quinoa auxilia no aumento da saciedade, contribui para o funcionamento regular do intestino e também pode ajudar na redução dos níveis de glicose e colesterol no sangue. LEIA MAIS Como consumir quinoa? Saiba tudo sobre esse supergrão rico em ferro e cálcio 10. Comer à noite engorda? Mito. O que importa é a quantidade e o que é consumido. O que acontece é que à noite o metabolismo reduz. Por isso, é indicado comer alimentos pouco calóricos e em menores quantidades. 11. As oleaginosas emagrecem? Verdade. Por carregarem gorduras boas, fibras e sais minerais, elas ajudam no emagrecimento e ganho de músculos. A amêndoa, por exemplo, é um tipo de oleaginosa com baixo teor glicêmico, o que faz dela uma boa opção para quem possui uma dieta que restringe o número de calorias a serem consumidas diariamente. Já a castanha de caju eleva as taxas de HDL e ainda conta com um aminoácido chamado arginina, que melhora desempenho durante a prática de atividades físicas e a capacidade de recuperação no pós-treino. 12. Dormir mal engorda? Verdade. Ao deixar de dormir, há um aumento na produção de grelina, substância que dá fome, e diminui a produção de leptina, que reduz a fome. Há ainda um aumento na produção de cortisol, hormônio que leva ao acúmulo de gordura na barriga. LEIA MAIS Como dormir bem: crie o ambiente ideal para uma noite de sono 13. Consumir Goji Berry emagrece? Verdade. Essa superfruta possui vitamina C, que ajuda na queima de gordura, e vitaminas do complexo B, que aceleram o metabolismo. Essa equação atua no ganho de massa magra (músculo) de quem pratica atividades físicas. Além disso, a goji berry possui aminoácidos determinantes para a formação da serotonina, o hormônio que causa a sensação de bem-estar e, logo, reduz a compulsão por doces e carboidratos. 14. Aveia emagrece? Verdade. A aveia é fonte de fibras beta-glutanas, que se transformam em um gel e aumentam a viscosidade dos alimentos no estômago e no intestino delgado. As fibras garantem o funcionamento regular e saudável do intestino. Esse processo faz ainda com que a digestão seja prolongada, o que controla os níveis de açúcar no sangue e garante uma maior saciedade.


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